Graduação:

A disciplina “Recursos Energéticos e Tecnologias para a Conversão da Energia Renovável do Oceano” e será oferecida no primeiro semestre do ano letivo. Esta disciplina envolve os alunos da graduação dos cursos de Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil entre outros.

Carga horária: 60 horas, sendo 45 horas de aulas teóricas e 15 horas de aulas práticas. Os alunos praticarão a modelagem de um conversor de energia das ondas e uma turbina eólica offshore através dos programas computacionais MATLAB e FAST, respectivamente. As aulas práticas serão realizadas na sala Anexo Labnav – C206 do Programa de Engenharia Oceânica.

Pós-graduação I:

A disciplina “Técnicas de conversão de energia das ondas e eólica offshore” para pós-graduação no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE, com código COV893. Esta disciplina será apresentada no terceiro período, entre setembro e dezembro do ano letivo. Esta disciplina tem como objetivo abordar as simulações numéricas e modelos experimentais de sistemas de conversão de energia das ondas e eólica offshore e envolve a participação dos alunos de pós-graduação de Programas de Engenharia Oceânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica entre outros.

Código da disciplina: COV893
Carga horária: 45 horas

Pós-graduação II:

A disciplina “Ocean Renewable Energy”. Esta disciplina tem sido ministrada nos últimos anos em associação com outras universidades brasileiras (USP, UNICAMP, UFPE) e japonesas (Universidade de Tóquio, Universidade de Kyushu, Universidade de Nihon, Universidade de Saga), passará a ser ministrada integralmente no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ, devido ao término do convênio em andamento em Engenharia Oceânica entre Brasil e Japão. Deve-se observar que, entre várias disciplinas oferecidas em conjunto no âmbito deste convênio, esta é a de maior procura, destacando-se a participação dos alunos da UFRJ. Esta disciplina será oferecida no terceiro período do ano letivo, e envolve a participação dos alunos de pós-graduação de Programas de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, e do Instituto de Economia (Grupo de Economia da Energia – GEE).  A disciplina está incluída no curso de Engenharia Oceânica da COPPE, com código CPV749.

Topo